sábado, 5 de maio de 2012

As três formas extremas de pedir perdão

KYRIE ELEISON...


Atualmente o perdão está se tornando 'mercadoria' inflacionada no mercado de nossas almas. A cada dia que se passa está mais difícil de se dar o perdão e por conseqüência de recebê-lo. É sabido por todos os cristãos que na estrada do perdão existe apenas um fluxo, a medida do perdão que recebo tem como medida o perdão que sei dar e oferecer. Gosto de pensar no perdão da seguinte forma:  o perdão não é esquecimento, pois, nunca seremos capazes de esquecer o sofrimento que os outros nos fizeram passar e suportar, mas, o perdão é uma ferida cicatrizada, e que depois de ser curada pelo toque de Deus me  faz capaz de olhar para ela, lembrar-me de tudo quanto me fez sofrer e chorar, mas ela, como antiga ferida e cicatriz, não exerce mais sobre mim o poder da dor, ou seja, ela não me faz sofrer mais. Assim é o perdão, o bálsamo do Espírito Santo de Deus derramado abundantemente em nossas feridas. Lindas as palavras, não? Sim, mas na prática, dificílimas de serem vividas.
Escrevendo isso agora, me vem em mente tantas e tantas situações onde me senti ofendido, magoado, machucado, nossa, só de lembrar parece doer, mas não dói. Recordo-me de uma situação em que precisei muito do perdão de alguém, mas não o recebi, na verdade, nem escutado eu fui. A pessoa se sentia muito grande, poderosa, cheia de si mesma e de suas convicções improváveis. Por isso não recebi desta pessoa o perdão. E mais, pedi perdão por algo que eu não tinha cometido, isso é o mais angustiante. Sabe quando você se vê numa situação limite onde é melhor você se render para não perder? Pois bem, era algo parecido com isso, mas, mesmo tendo-me rendido, perdi, e como essa perda se repercute até hoje na minha vida. Mas, tudo é passado. Como afirmava Santo Agostinho acerca do tempo:" (...) o passado já foi, o futuro será, e o presente, a cada instante está deixando de ser." Então, pé na estrada, a vida continua.
Pois bem, ao começar a escrever esta reflexão de hoje, eu pensava nas formas extremas que temos de pedir perdão a Deus e que, por conseqüência, podem nos ensinar a nos aproximar dos outros e também fazê-lo. Extremas não porque sejam as únicas formas mas, no meu ponto de vista, são as que mais tocam o coração de Deus. Por mais que basta uma lágrima contrita para que Deus se derreta de misericórdia por nós.
Deste modo, gosto de contemplar e de aprender com três personagens bíblicos. Primeiro, a pecadora arrependida de Lucas 7, 37. Segundo, o cobrador de impostos Zaqueu em Lucas 19, 1 ss e por fim, o cego Bartimeu de Marcos 10, 46-52. Cada um com sua história, suas angústias e medos, seus ambientes próprios e seus pecados pessoais. 
A pecadora externa o seu pedido desesperado de perdão, entrando sem ser convidada num dos jantares de Jesus e lhe quebra nos pés um vaso de perfume e começa a lavar com suas lágrimas de dor e arrependimento o pés do Senhor. É uma imagem lindíssima de ser construida em nossas mentes e em nossos corações. Ver o desespero singular desta mulher que não fala, que não grita, mas que faz de suas lágrimas, de seus beijos, de seus negros e longos cabelos, toalhas que Lhe enxugam os pés e de sua oferta perfumada, um grande grito silencioso de perdão. O pedido de perdão sufocado no peito desta mulher, grita ensurdecedoramente no coração misericordioso de Jesus. E qual é o gesto de Jesus? Ele acolhe, exorta e perdoa. Magnífico! Jesus não pergunta quais são os pecados que ela cometeu, até porque Ele sonda os corações; Ele não perscruta a intimidade daquela mulher, até porque ela se abrir inteiramente diante dele; Ele não se deixa constrangir pelo que os outros vão pensar Dele com aquela mulher, mas neste momento, ali, envolvido e absorto inteiramente na cena, onde parece não existir mais ninguém, Jesus se entrega inteiro a ela, respondendo, num diálogo sem conversas, ao gesto de entrega inteira dela em Suas mãos de infinita misericórdia. Naquele instante, tudo se fez graça.
A outra imagem que explode em nossos corações é a de Zaqueu. Meu Deus, que homem! Grande no seu posto como chefe dos cobradores de impostos; grande em sua situação financeira, pois era rico; grande em seu status frente ao povo e a cidade mas, pequeno na estatura física e mais mísero ainda no seu coração despedaçado pelos pecados. Diferentemente da mulher pecadora, que se dispõem de perfumes e outros gestos que lhe são espontâneos, Zaqueu só tem um sincômoro, uma arvore onde ele podia ficar de longe só para ver Jesus. É até cômico pensar na figura de um homem que conta com certos prestígios sociais correndo e subindo em árvores. Na verdade, em meio àquela multidão, esta era a única forma que Zaqueu dispunha para 'matar' a sua suposta curiosidade. Fico me perguntando: teria Zaqueu subido naquela árvore só para ver Jesus ou já trazia no seu coração o desejo de conhecer Jesus? Penso que ambos os sentimento lhe tomavam conta do coração. Zaqueu queria tanto ver Jesus como também ser visto por Ele.  E Jesus o vê. Não só o vê mas lhe promete sentar-se à mesa com ele. Até porque, o olhar de Jesus não é um olhar qualquer. É um olhar que penetra alma, vísceras, que chega ao mais íntimo de nós. Por isso, a surpreendente conversão de Zaqueu. Isso se dá, justamente para nos mostrar que Deus sente um profundo desejo de encontrar-nos. E a graça acontece quanto eu também me deixo encontrar por Jesus. O que nos surpreende é que tantas vezes agimos como Zaqueu. Quando pensamos que queremos ver Jesus, logo, é Jesus que, mais do que nós mesmos, anseia por este encontro de amor e de conversão. Mais uma vez pergunto: qual é o gesto de Jesus? Ele acolhe, exorta e perdoa. Magnífico! Aí o milagre acontece.
Por último, volto o olhar para Bartimeu. Gosto muito dele. Bartimeu é impulssivo, age desesperadamente. É completamente diferente da pecadora que, discretamente, vai entrando na sala de jantar. Diferente de Zaqueu, que é tímido e 'discreto'. Bartimeu não tem nada de discrição. É destemido, não aceita as repreensões daqueles que insistem em fazer calar a sua voz. Mesmo sendo cego, consegue perceber, através de sua audição aguçada, que quem passava era Jesus o Filho de Davi. Como é cego e mendigo, diferentemente de Zaqueu, Bartimeu é desprovido de tudo, de bens, de posses e até de dignidade mas, o único instrumento que lhe resta, ele bem o sabe usar. É a voz. Bartimeu é escadaloso. Grita de forma ensurdecedora e deste modo, chama a atenção de Jesus. É impressionante como uma pessoa escandalosa nos incomoda. E é isso que que acontece com a multidão, também desesperada por um olhar de Jesus, se sente incomodada por Bartimeu mas ele não se intimida. Tenho a sensação de que, quanto mais o mandavam calar, mais alto ele gritava, até parece criança mimada. Mas não era. Seu grito era fruto de um medo muito grande de que a graça passasse por ele sem que ele fosse agraciado. Isso não acontece. Jesus nunca se desviaria de um clamor suplicante. Pelo contrário, quanto mais desespero, mais insegurança, mais demonstração de necessidade mais Jesus se aproxima. E é isso que Ele faz com Bartimeu. Ele o chama, e como se já sentisse a alegria da cura, Bartimeu pula, dá um salto e não pensa em mais nada, abandona até a única coisa que tem, que é seu manto. É obvio que, para estar com Jesus, tudo o mais se torna desprezível e até desnecessário. E qual é o gesto de Jesus? Ele acolhe, exorta e perdoa. Magnífico!
É belo perceber como Jesus nunca se esquiva das necessidades e do ser humano. Na verdade, como um ímã, Jesus sempre os atrai. E mais do que atraí-los Ele os cura e restaura. O perdão é isso: é o recomeço que Deus permite em nossa vidas. É a chance de recomeçar, de ser diferente e de dar a si mesmo uma nova possibilidade. É preciso que assumamos isso. 
Meus irmãos, não importa qual seja a sua postura diante de Jesus. Jesus não quer saber se você se apresenta diante Dele como a pecadora, com perfumes, ou como Zaqueu, em sua árvore ou como Bartimeu, que grita, Jesus só que que você venha até Ele. Vá e não se arrependerás.
Deus abençoe.

Pe. Michel Rosa

4 comentários:

  1. Padre Michel, voce é muito especial!
    Tenha muita fé... acredite que voce é único , especial e imagem semelhança de Deus. Que todos somos irmãos e que o mundo é uma grande freternidade. Os desafios que enfrentamos serve para nosso crescimento e amadurecimento,procure sua força interior ela é sua. Voce sempre tem um lar nos braços de Deus, mesmo quando a chuva atingir seu coração, quando sentir frio, cansaço, solidão...mesmo se o mundo escurecer se a dor e o medo atacarem...Basta fechar os olhos e com o coração enxergar.
    Acredite porque dentro de voce reside toda a magia da esperanaça, do amor e dos sonhos de amanhã. DEUS SEMPRE FAZ O MELHOR!
    Fique com Deus.
    Abraço com carinho

    Rita

    ResponderExcluir
  2. Querido Padre Michel, tenho aconpanhado seu blog desde o inicio, mandei umaa mensagemmas acho que fiz alguma b esteira e ela nao foi. Estou com muita saudade de voce, mas ainda nao tive tempo livre pra dar um pulo até aí, Rezo sempre por voce , mande um grabde bjs pra sua mãe elogo estarei por aí. Fiquei muito feliz de ter novamente um canal para te ver e sentir a sua voz por estas linhas. Fique com Deus grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo e irmão Caetano, saudades.
      Vê se aparece com a Sônia. Espero que estejam bem.
      Grande abraço.

      Excluir
  3. Olha eu estou aprendendo muito com esses depoimentos que o senhor tem deixado em seu blog. o senhor agora falou de 3 passagens maravilhosas. a pecadora arrependida ,zaquel e bartimeu. cada um com seu pecado e cada um com seus problemas , porem os tres em busca de um DEUS VIVO , um DEUS que eles acreditavam que tinha o poder de curar a feriada que traziam em seus coraçoes.
    deus tem feito isso comigo , e fico feliz pois tem me mostrado o caminho que tenho que seguir e mesmo com meus pecados ele me mostra que o amor dele é tao grande para comigo . que essas angustias que muitas vezes trago em meu peito , serve pra de verdade desejar ver ,sentir , olhar pra esse JESUS e dizer ... SENHOR TEM PIDADE DE MIM ....

    ResponderExcluir